top of page

RESUMOS E ARTIGOS

RESUMOS

Submissões:

até 20 de Dezembro

ARTIGOS COMPLETOS

Resultado: 26 de Janeiro

Submissões:

Entre 1 e 29  de Fevereiro de 2020

ARTIGOS APROVADOS

Resultado: 16 de Março

Submissões:

16 a 29 de Março de 2020

REGRAS DE SUBMISSÃO (.doc)

TEMPLATE PARA ARTIGO (.doc)

Os trabalhos de cada um dos subtemas serão inicialmente apresentados por meio de resumos (conforme modelo escolhido pela comissão organizadora) e, num segundo momento, a partir de uma primeira etapa de seleção, por meio de artigos completos (conforme modelo escolhido pela comissão organizadora) e comunicações gravadas em vídeos curtos (com cinco minutos de duração) a serem exibidos durante o evento.

Numa segunda etapa seleção, serão destacados até 4 trabalhos para compor as 9 mesas de discussão, que serão conduzidas por convidados especialistas nos subtemas específicos. Todos os artigos comporão os anais do evento, em meio digital e a Comissão Organizadora também se encarregará de selecionar os 10 melhores textos para publicação posterior de um livro.

ANAIS

DO EVENTO

Disponíveis

em breve

ARTIGOS APROVADOS 

COM IDENTIFICAÇÃO

Submissões:

Até 03 de maio de 2020

VÍDEOS DE APRESENTAÇÃO

Submissões:

Até 10 de maio de 2020

Os trabalhos enviados devem encaixar-se  em  um  dos  seguinte subtemas de discussão​:

Makers: as transformações nos recursos pedagógicas provocados pela modelagem e fabricação digital

As tecnologias digitais impactaram o campo da arquitetura e urbanismo tanto nos aspectos projetuais relacionados ao espaço e às estruturas, quanto nos aspectos relacionados à construção. Se de um lado assistimos à emergência de dispositivos e ferramentas (softwares e plugins) relacionados à modelagem do espaço, à análise estrutural, ao lançamento e dimensionamento estrutural, à parametrização e produção de algoritmos generativos de estruturas, bem como à visualização de simulações de funcionamento estrutural; por outro lado, desenvolveu-se e popularizou-se a chamada fabricação digital baseada nos sistemas CAM (Computed Aid Manufacturing), com possibilidade de provocar alterações expressivas na produção de edificações. Além disso, tais ferramentas abrem espaço para um novo tipo de interlocução entre arquitetos e engenheiros, ainda por ser incorporado ao ensino. Dessa forma, este subtema pretende discutir o potencial experimental e educativo das tecnologias digitais no âmbito da construção e do projeto do espaço e das estruturas.

O ensino de estruturas em escolas de arquitetura e o canteiro experimental: estratégias pedagógicas

Este subtema está aberto à discussão de experiências e estudos sistemáticos acerca de canteiros experimentais como estratégia pedagógica do ensino de arquitetura. O objetivo desse subtema é discutir o canteiro experimental como recurso pedagógico de formação, indo além do caráter extensionista, mas não excluindo a esta da discussão. Estão aí incluídas, portanto, descrições e reflexões críticas acerca de métodos, procedimentos, recursos e materiais didáticos relacionados à inserção do canteiro experimental no ensino e de seu impacto na estrutura curricular dos cursos de arquitetura. Também interessam à discussão proposta neste item as oportunidades oferecidas pelos canteiros extra-muros das instituições de ensino, ações extensionistas orientadas para o contato efetivo com os assentamentos precários e informais e suas especificidades técnico-construtivas, incluindo formação específica de assessorias técnicas​.

Projetar, estruturar e construir: um ato de tectônica

É sabida a dificuldade de ultrapassar a rigidez das estruturas curriculares impostas pela matriz de conteúdos de conhecimentos das diretrizes do MEC, de cuja fragmentação decore extraordinária multiplicação de disciplinas isoladas. Disseminada indiscriminadamente pelos cursos de arquitetura brasileiros, tal fragmentação tem sido fator de desarticulação de conhecimentos, tanto dos conteúdos teóricos entre si, quanto destes com os conteúdos práticos. Este subtema explora a discussão em torno da articulação entre projeto arquitetônico, estruturas e construção, como uma saída para a crise instalada, a partir da noção de tectônica. 

O acesso à plataforma de submissão, contendo todas as regras para envio de trabalhos, também pode ser feito diretamente pelo endereço: www.even3.com.br/iveneeea.

bottom of page